sexta-feira, 23 de setembro de 2016

COMO TRATAR A ANSIEDADE


Saber como tratar a ansiedade pode significar um grande alívio e melhora substancial na qualidade de vida para pessoas que sofrem das sensações que as crises de ansiedade provocam.




A ansiedade é uma característica biológica dos seres humanos e sempre se manifesta antes de momentos de perigo real ou apenas imaginário. Desencadeia uma série de sensações físicas que incluem apertos no estômago, batimentos cardíacos acelerados, excesso de transpiração e medo intenso. Em alguns casos mais intensos podem ocorrer distúrbios intestinais e vômitos.


É comum, nos dias de hoje, encontrarmos pessoas com diagnóstico de algum sintoma causado pela ansiedade. Por ser uma característica inerente da nossa condição humana, não é possível, nem saudável, erradicar completamente a ansiedade já que é ela que nos impulsiona para conseguirmos nossas metas pessoais.


A ansiedade “boa” é aquela que faz com que tomemos atitudes que nos levarão ao alcance de nossos sonhos e objetivos de vida, a sensação que nos leva a lutar para obter sempre coisas boas na nossa existência.


Todos desejamos ter relacionamentos incríveis, prosperidade, boa saúde, uma situação financeira estável e tudo isso só pode ser alcançado se tivermos foco e realizarmos as ações que nos levarão a conseguir essas coisas, sem a ansiedade talvez metade de nossa determinação fosse embora.


Por isso é importante saber discernir e reconhecer qual o tipo de ansiedade que acomete mais cada indivíduo. Se cada pessoa possuir a capacidade de reconhecer em si uma crise de ansiedade mesmo que momentânea, estará dando um passo importante para controlar esse processo e não sofrer com os efeitos desses eventos.


Como combater a ansiedade no dia a dia

  
A primeira coisa que podemos fazer para combater a ansiedade é conseguir detectar os sintomas antes que se tornem mais graves. Saber reconhecer as situações onde ficamos mais ansiosos é uma boa forma de evitar crises mais violentas e afastar o risco de desenvolver uma doença crônica como pressão alta ou problemas cardiovasculares.


Existem pessoas que ficam ansiosas quando vão falar em público, outras quando precisam fazer um exame médico e ainda outras quando sabem que serão avaliadas por terem feito uma tarefa ou prestado um serviço. Esse tipo de ansiedade é normal, são situações do dia a dia que nos testam e por isso temos esse mecanismo de “será que vai dar certo” ?


Porém alguns indivíduos sentem ansiedade quando realizam atividades comuns da rotina diária como dirigir, fazer compras ou levar os filhos à escola. De onde vem essa sensação de antecipação dos eventos ? Muitas vezes vem do medo que sentimos de não desempenharmos bem nossas tarefas ou ainda de acontecer alguma conosco quando vamos realizar essas atividades.


Pessoas que ficam ansiosas quando dirigem, na verdade têm medo de que lhes aconteça um acidente, na hora de fazer compras pode surgir um medo súbito de ser assaltado ou de não encontrar os ingredientes necessários para uma determinada receita e, levar as crianças na escola pode causar ansiedade se a pessoa tiver medo de saber que a criança fez alguma coisa errada na aula.


Perceba que todos os sintomas da ansiedade estão, na verdade, relacionados ao medo e à antecipação que fazemos dos eventos dentro da nossa mente. Se conseguirmos parar de antecipar os resultados dos acontecimentos do nosso dia, conseguiremos dar cabo de 90% das nossas crises de ansiedade.


Os outros 10% ficam por conta dos momentos verdadeiros e reais que nos causam ansiedade, eventos como dar a luz a um bebê, terminar a faculdade, ou conseguir um novo emprego são passíveis de causar crises de ansiedade normais devido à relevância desses fatos em nossas vidas.

Como tratar a ansiedade - 5 Dicas matadoras de como vencer a ansiedade na rotina diária


Antecipar os momentos importantes da nossa vida faz parte de nossa essência humana, a mãe imagina o rostinho do bebê antes dele nascer, a noiva imagina em detalhes o dia do seu casamento, o universitário faz inúmeros planos para o dia da formatura, isso tudo faz parte de nossos sonhos e anseios e não precisa necessariamente causar-nos sensações desagradáveis.


Veja 5 dicas que separamos para você praticar no dia a dia e conseguir vencer as crises de ansiedade infundadas como o medo de dirigir ou de ir buscar as crianças na escola.


1 – Relaxamento


Por mais que estejamos na correria do dia a dia, precisamos tirar alguns minutos por dia para cuidar de nosso corpo e mente, fazer exercícios de relaxamento ajudará não só nos processos de ansiedade, mas também melhorará a qualidade do sono e da respiração. Sente em um local tranquilo onde possa ficar, pelo menos, 10 minutos sem ser incomodado, coloque-se em uma posição o mais confortável possível e solte completamente os braços e pernas. Imagine que uma onda azul se propaga do alto da sua cabeça até o dedão do seu pé e enquanto ela passa deixa uma sensação de alívio e leveza. Experimente fazer esse exercício por 10 minutos diários e sinta a diferença na hora de enfrentar situações desafiadoras do dia.


2 – Meditação


Mais profundo que exercícios de relaxamento são os exercícios de meditação. Algumas pessoas pensam que para meditar é preciso ter algum tipo de conhecimento especial sobre temas religiosos ou esotéricos. Isso não é verdade. Qualquer pessoa pode desenvolver processos meditativos e tirar um enorme proveito para a saúde física e mental. Deitado em posição confortável, respire fundo e, quando expirar visualize e fale mentalmente o número 3, três vezes. Respire fundo novamente e, quando expirar visualize e fale mentalmente o número 2, três vezes. Respire fundo mais uma vez e, quando expirar visualize e fale mentalmente o número 1, três vezes. Esse procedimento fará com que consiga acessar as ondas alfa do cérebro que é aquele estado de quando estamos quase adormecidos. Quando estiver nesse estado meditativo aproveite para pensar em coisas agradáveis ou criar um lugar de descanso mental, pode ser um local que você goste ou que lhe traga boas recordações. Sempre que sentir-se cansado ou ansioso volte mentalmente para esse lugar para buscar energias renovadas que farão com que os processos físicos desagradáveis percam a força e não perturbem tanto.


3 – Atividades ao ar livre


Um passeio no parque, pedalar, um final de semana acampando, uma simples caminhada nas ruas do seu bairro. Todas essas atividades farão com que seu cérebro oxigene melhor e darão a você uma nova perspectiva dos acontecimentos da vida. Repare na natureza ao seu redor, na cor das flores, no canto dos pássaros, brinque de contar os carros de mesma cor que passam por você, busque coisas agradáveis na sua mente para se afastar cada vez mais de pensamentos que antecipem eventos que desencadeiam crises de ansiedade. Essas atividades podem ser feitas em datas anteriores aos eventos que você sabe que causarão sintomas físicos dentro do processo ansioso.




4 – Atividades que prendam a atenção


Pessoas que fazem trabalhos artesanais, são muito menos propensas a crises ansiosas do que aquelas que não desempenham nenhuma atividade nesse sentido. Considere ter um hobbie ou fazer algum tipo de trabalho manual que exija sua atenção, pois nos momentos que estiver lidando com essa atividade conseguirá projetar a mente para longe dos eventos ansiosos e também colocará esses eventos em outra perspectiva, fazendo com que os enxergue como são e não os aumente em sua imaginação. Tricô, crochê, trabalhos em feltro, todas essas atividades são ótimas terapias para pessoas ansiosas e/ou depressivas.


5 – Ouvir música


Ouvir música é considerado uma coisa tão poderosa que existem terapeutas que utilizam determinados tipos de música para fazer tratamentos intensivos em seus pacientes, por isso é uma maneira indicada de como tratar a ansiedade. As ondas sonoras produzidas por determinados ritmos proporcionam relaxamento, enlevamento e descanso para mentes que pensam o tempo todo. Existem inúmeras indicações de ritmos que devem ser ouvidos para relaxamento ou processos meditativos porém o que deve ser feito é ouvir algo que realmente traga prazer e contentamento. Se você não gosta de música instrumental não ficará confortável ouvindo esse tipo de som apenas porque é indicado. Seja qual for seu ritmo preferido procure ouvir músicas que relaxem você de alguma forma e façam com que os processos ansiosos percam a intensidade e o desconforto.


Saiba como vencer o medo e tenha controle da sua vida


Partindo do princípio que a ansiedade descontrolada nasce nos processo de medo de determinadas coisas da vida, a chave para deixar os momentos ansiosos em níveis aceitáveis e normais, está em descobrir formas de vencer o medo que possa existir diante de alguns aspectos rotineiros.


Para enfrentar com maior naturalidade esses momentos de medo, aconselhamos fazer algumas seções de EFT (Emotional Freedom Techniques = Técnicas de Libertação Emocional) que é uma terapia auto aplicável e indolor que cura todos nossos males emocionais como culpa, medo, estresse, vergonha e toda sorte de coisas desagradáveis que possam atrapalhar nosso processo evolutivo como seres humanos e é uma forma agradável de como tratar a ansiedade.


Veja também o kit que a terapeuta Luci Porcino criou e que chama-se “Supere a Ansiedade 2.0” onde ela reuniu uma série de materiais importantes e que farão com que as pessoas transformem a ansiedade em superação para vencer.


O kit é composto de um e-book onde ela ensina a reconhecer os processos ansiosos e se preparar para passar por eles sem sequelas, um áudio book contendo as principais partes do livro, 3 meditações guiadas para processos importantes do dia a dia, uma vídeo aula de acupuntura sem agulhas.


Além desses materiais, adquirindo o “Supere a Ansiedade 2.0” a pessoa ganha o “Manual de auto terapia – Aconselhamento e tratamento floral”, 2 meditações especiais com 40 minutos direcionadas para Serenidade e superação.


Conheça o kit “Supere a Ansiedade” e veja como é possível controlar os processos ansiosos e ter uma vida muito mais plena e feliz !